Sociedade Filarmónica Galveense - Banda Filarmónica
Sociedade Filarmónica Galveense

A Sociedade Filarmónica Galveense, fundada a 1 de dezembro de 1930, esteve desde sempre vocacionada para o ensino da música, de onde saíram grandes nomes do panorama musical português.
Atingiu um dos pontos mais altos na sua deslocação à Feira Popular de Lisboa no ano de 1947 a fim de realizar dois concertos, cujos originais e composições foram da autoria do seu maestro João P. Mineiro.
Depois de várias atuações sempre apreciadas, das quais destacamos Estremoz e Portalegre, a Banda passa por um momento difícil, mas eis que chegam os anos 80 e com eles surgem novamente os êxitos voltando novamente a Lisboa, desta vez à Casa do Alentejo com dois maravilhosos concertos.
Em maço de 1989, surge em Galveias o Sr. José Vicente, Professor de música na Escola Preparatória de Vila Franca de Xira, com o objetivo de formar uma Escola de música e desta forma renasce a esperança e mais uma vez Galveias mostra que é uma Vila com enormes tradições musicais, mas tais objetivos são interrompidos pelo falecimento de um familiar do Sr. José Vicente e a Sociedade volta novamente a passar por dificuldades.
Passado novamente este período menos positivo, os órgãos sociais da Sociedade com grande esforço invertem a situação e já em plenos anos 90 a Sociedade renasce com novos elementos na Banda e na Escola de música.
Em 2005. ano das bodas de diamante da Coletividade, a Banda participou em diversas iniciativas para comemorar a data destacando-se o seu 5º festival de bandas e o Concerto na Casa do Alentejo de Toronto.
No ano seguinte, e na continuação da comemoração da senda dos êxitos alcançados nos últimos anos, a Banda deslocou-se a Cabo Verde onde realizou cinco magníficos concertos.

Atualmente a banda conta com 46 elementos e cerca de 22 alunos/as na escola de música, contribuindo assim para o reforço e rejuvenescimento da Banda.
Desde Outubro de 2018 o seu maestro e coordenador da Escola da música é João Bartolomeu.