João Miguel Guerreiro Bartolomeu, nascido a 26 de junho de 1985 em Vila Real de Santo António. Reside atualmente no distrito de Setúbal, Seixal - Santa Marta do Pinhal.
Estudou no Conservatório Regional de Beja – Classe do Professor Paulo Cordeiro e na Universidade de Évora - Curso de Música na Classe do Professor Hugo Assunção.
Ao longo do seu percurso musical fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa e da Orquestra de Estúdio WESO (West European Studio Orchestra) e do Ensemble MPMP.
Trabalhou com diversos maestros tais como, Kodo Yamagishi, Ernest Schelle, Christopher Bochmann, Jan Wierzba, Diogo Costa, Luís Clemente, Carlos Amarelinho, Roberto Pérez, Fernando Marinho, António Saiote, André Granjo, Leandro Alves, Jean Sebastien Bereau, José Pedro Gomes entre outros.
Frequentou masterclasses de trombone com vários professores: Hugo Assunção, André Conde, Paulo Cordeiro, Byron Fulcher, Hermenegildo Campos, Nuno Scarpa, entre outros.
Orientou diversas masterclasses de trombone como por exemplo em Abrantes, Aldeia da Mata -Torres Novas, Pampilhosa da Serra, Moura, Gavião, Vila Real de Santo António, Galveias e Moimenta da Serra.
Também, foi responsável pela classe de trombones no I estágio de orquestras de sopros do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso de Instrumentistas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo-Beja e no Estágio de Orquestra de Sopros em Abrantes.
Apresentou-se a solo com a Banda Musical Castro-marinense em diversas ocasiões, com a Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Alverquense-Alverca e com a Banda da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense-Sines.
Tocou em diversos festivais de música: Festival Músicas do Mundo – Sines, Festival do Sudoeste, Concentração Motard de Faro, Semana Académica do Algarve- Faro, Planície Mediterrânica-Castro Verde e Andanças.
Acompanhou diversos artistas de renome como por exemplo Rita Guerra, Miguel Gameiro e Orelha Negra.
Lecionou no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso Profissional de Instrumentistas de Vila Real de Santo António, no Conservatório do Baixo Alentejo-Beja, Moura e Castro Verde e no Ensemble Montemor.
Foi professor de metais na Escola de Música da Sociedade Estrela da Beira-Santa Marinha, Seia e professor de iniciação musical, formação musical e instrumento no Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense. Professor de metais na Banda da Sociedade 1ºJaneiro – Castro Verde e professor de metais na Banda Musical Castro-marinense-Castro Marim.
Foi Professor de instrumento: trombone, tuba, eufónio e classe de conjunto na Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne – Albufeira e foi também Professor de metais na Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.
Foi professor de música, em valências de creche e pré-escolar nas IPSS: Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e Associação de Solidariedade Social Dornelas do Zêzere.
Frequentou como aluno o Curso de Banda na Academia Europeia de Direção de Banda na classe dos Professores Jan Cober,Javier, Viceiro-Figueira, André Granjo, Rafael Agulló e Andrés Alvarez.
Frequentou como aluno o Curso de Formação de Maestros na Academia Portuguesa de Banda na classe do Professor Paulo Martins
Foi Maestro da Banda da Sociedade Instrução Musical e Escolar da Cruz Quebrada e coordenador da sua escola de música.
Atualmente é Professor de música no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato – Amora e em colégios privados através da empresa Invento Musical bem como professor de música no Externato Dó Ré Mi, Canto Alegre e na Clave do Sõr.
É Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense - Galveias e coordenador da sua escola de música
Frequenta como aluno o Curso de Formação de Maestros na Band Conducting Academy na classe do Professor Paulo Martins.
Escreve semanalmente a rubrica “A música clássica “, o início de viagem pela história da música e pelos compositores mais importantes.