Sociedade Filarmónica Galveense - Banda Filarmónica
Ponte de Sor | Galveias, a Freguesia “mais rica” do País conta tostões e pede estatuto especial
A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense

São muitos os números a contabilizar. Mas só os cinco prédios de Lisboa, se estivessem em bom estado de conservação, valeriam acima dos 40 milhões de euros. A isto somam-se outros imóveis, herdades, quase 7 mil hectares de terra, gado, cortiça… o que faz de Galveias, provavelmente, a Freguesia mais rica do País. Mas sendo rica em património, o rendimento é pouco, diz a autarquia. A herança que o Comendador José Godinho de Campos Marques deixou à Junta de Freguesia de Galveias é quase um presente envenenado, porque o testamento não permite vendas nem doações, apenas a administração dos bens. E como gerir um património de milhões com um curto orçamento? Certo é que nem os milhões inverteram o drama do despovoamento próprio do Interior e Galveias diminui em população, de ano para ano. O mediotejo.net esteve na freguesia de Ponte de Sor, procurando perceber uma realidade única em Portugal.
A Banda da Sociedade Filarmónica é uma associação que faz parte da freguesia de Galveias e vem contemplada no testamento

mediotejo.net/ponte-de-sor-galveias-a-freguesia-mais-rica-do-pais-conta-tostoes-e-pede-estatuto-especial/